terça-feira, 20 de maio de 2014 | By: Cinthya Bretas

Narcisismo e intolerância: Transtorno de Personalidade Narcísica



  Então, você faz uma brincadeira inocente, ou usa uma expressão corriqueira ao dirigir a palavra ao seu novo amigo ou amiga, que ontem mesmo parecia  tão humilde e acessível, e a pessoa se fecha em copas.
 Emburrado num canto, ou altivo e silencioso, tenta fazer com que seus gestos e esgares sejam percebidos pelo  máximo de pessoas possíveis, para  que todos saibam da sua contrariedade.
Ou, você obtém algum destaque no ambiente profissional ou em um grupo qualquer e repentinamente, sem entender porque, passa a ser alvo da agressividade direta ou das articulações sorrateiras da mesma pessoa.  Mas não,  talvez você somente não esteja fazendo algo da maneira adequada dentro dos parâmetros desta criatura intolerante.

Você não está entendendo nada, não é mesmo? De onde vem tanta agressividade gratuita? Pois saiba, acaba de ter um encontro com um sujeito que apresenta Transtorno de Personalidade Narcísica.
Sim, esta criatura que necessita desta mise-en-scène toda, na verdade possui um ego frágil, de baixa autoestima sendo sensível a quaisquer referências ameaçadoras à sua pessoa.
 Não suportam críticas, nem serem sobrepujados em qualquer aspecto de suas ações e, ainda que alguns apresentem um comportamento retraído e de falsa humildade, por trás desta máscara social existe um sentimento de importância e uma necessidade de agraciamento motivando seu comportamento que, diante do não reconhecimento social da sua natureza “única e inigualável”, pode ser de grande agressividade em confronto direto ou,se manter nesta posição de vitima da iniquidade. O famoso agressivo “passivo” . 
Os narcisistas estão por aí, povoando o mundo, misturados aos reles mortais e trazendo conflito onde ele não existe, caso sua suposta superioridade não seja reconhecida.
Mas não se engane, nem sempre um narcísico aparecerá em toda sua pompa e circunstância para atormentá-lo, pois alguns sofrem secretamente pela injustiça do mundo que não reconhece sua superioridade.Por um curto período de tempo.Prepare-se.
 Uma postura de soberba, uma postura de humildade, tanto faz, o narcísico precisa ser o centro das atenções pelo que ele é ou pelo que ele não é.
Gostam de se supor exemplos para a sociedade e sua atuação em grupos e associações em algum momento destacará claramente esta necessidade. Havendo uma liderança, tentará se sobressair diante do líder almejando sempre se tornar o “escolhido”, o braço direito, o mais amado, o “iluminado”.
Deseja ser admirado, acolhido e cuidado no meio social. No entanto, isto que ele almeja dificilmente poderá oferecer. O narcísico costuma ser insensível ao sofrimento alheio. A compaixão assim como a capacidade de admirar outrem não são características intrínsecas de sua operabilidade social, apesar de delas necessitar desesperadamente.
Jamais perdem seu tempo diante de problemas e preocupações alheios.  Desprezam e se impacientam diante de exposições emocionais dos outros, interpretando suas necessidades desejos ou sentimentos como sinais de fraqueza. Zombarão impunemente.
 Sua dor e seu sofrimento, por outro lado, são autênticos e sempre decorrem do não reconhecimento de sua natureza especial. Quando comete um erro, o que diante de seu comportamento orgulhoso e arrogante pode ser frequente, jamais se desculpará e, ser admoestado a respeito o mergulhará num profundo sentimento de humilhação e vazio.
Se não existe um interesse genuíno no Narcísico pelo sofrimento alheio, em contrapartida, sua troca emocional mais autêntica talvez se dê em torno da inveja.
A que ele sente pelo outro ou a que supõe que suscita no outro. Percebendo ao seu redor alguém que se destaque em qualquer área da vida, se sente secretamente injustiçado, afinal ele é que deveria ocupar este lugar, ou ter alcançado isto ou aquilo.
Sempre apresentando expectativas irracionais, secretas ou não, almeja receber um tratamento especialmente favorável ou obediência automática às suas imposições. Para obter este reconhecimento pode usar de artifícios  manipuladores , tirando proveito da ingenuidade de algum desavisado.
As contribuições do outro para o meio social onde trafegam sempre serão menosprezadas e criticadas. E, é lógico que o narcísico quando se trata de encontrar defeitos possui uma habilidade inigualável.  O seu desejo por reconhecimento pode levá-lo a superestimar suas realizações e talentos, às vezes de maneira fantasiosa esperando uma aclamação desproporcional em relação ao realizado.
Seu grande desejo de reconhecimento os leva a desenvolver uma ambição proporcional. Orgulhosos e aparentemente confiantes podem chegar a alcançar algum destaque profissional e algumas realizações enquanto não forem confrontados com algum tipo de crítica ou enquanto não se depararem com alguém mais competente que eles, o que não é difícil.
Por conta desta insegurança latente, a capacidade profissional fica sempre afetada, uma vez que seu desempenho está sempre comprometido pelo medo em assumir riscos diante de situações onde seu ego se sente ameaçado pela possível “derrota” diante de outro profissional que se destaque mais que ele. Trabalhar em grupo é sempre muito complicado.
A intolerância, a arrogância e mesmo a insolência e a grosseria caracterizam seu comportamento. Desdenham de tudo e de todos como uma defesa àquilo detectado como ameaças a sua fragilidade egóica. Todos são potenciais competidores.
Sua prepotência se espalha a sua volta e não suporta ser contrariado em opiniões ou ações. Para justificar suas contrariedades podem até mesmo lançar mão de crenças religiosas ou místicas. Eles são seres superiores.É sempre o outro que não está a sua altura,que não atende as suas expectativas.
Diante deste comportamento não é difícil deduzir que estes sujeitos dificilmente conseguiram desenvolver relacionamentos íntimos por muito tempo. Por sua intolerância ninguém se adequará a suas exigências e por sua fragilidade de ego, qualquer interlocução com o outro que não fomente sua vaidade patológica gerará frustração impeditiva para a continuidade da relação. Por isso os indivíduos que apresentam Transtorno de Personalidade Narcísica costumam ser solitários. Antes só que mal acompanhado, dirão. Mas quem se disporá a viver ao seu lado somente para adulá-lo? Somente alguém também psiquicamente comprometido.
É necessário não confundir alguns indivíduos altamente bem-sucedidos que exibem traços de personalidade narcísica com sujeitos que apresentam Transtorno da Personalidade Narcisista , somente quando são inflexíveis, mal adaptativos e persistentes e causam prejuízo funcional significativo ou sofrimento subjetivo é que o conjunto de traços realmente caracteriza o narcísico patológico .
Seu comportamento decorre de ausência de suporte emocional adequado durante o seu processo de desenvolvimento psíquico desde a tenra infância. Esta armadura narcísica decorre da necessidade de autopreservação diante do mundo reconhecido como ameaçador. Infelizmente com uma defesa egóica tão bem construída, este sujeito dificilmente buscará tratamento. Afinal, os outros é que tem que se adequar a eles não é mesmo?

Se o seu caminho o fizer ter o encontro com um sujeito como este, ainda que o persiga e agrida, lembre-se que está diante de alguém que merece aquilo que ele mesmo jamais poderá oferecer: Compaixão

0 comentários:

Postar um comentário

Diga o que pensa