Quando procurar Terapia?

Embora a maioria das pessoas acredite que um tratamento Psicoterapêutico seja somente indicado a pessoas com sério comprometimento mental, a verdade é que a psicoterapia é um poderoso instrumento que nos ajuda a solucionar conflitos, medos, traumas e resgatar uma vida equilibrada.
Toda vez que o individuo em sua vida se depara com situações às quais ele não consegue enfrentar ou reagir de maneira satisfatória, surge a necessidade de revisar suas respostas emocionais e investigar sua origem.
A Psicoterapia de base analítica tem como objetivo, através de seus recursos técnicos, acessar os conteúdos desconhecidos, ditos inconscientes, que possam estar impedindo o sujeito de ter uma maior efetividade, amplitude e leveza em suas respostas e trocas afetivas e em sua operacionalidade no trabalho, nas relações inter-pessoais e consigo mesmo.
O trabalho da Psicanálise  no processo de autoconhecimento e na resolução de problemas emocionais é possibilitar que conteúdos inconscientes aflorem à consciência e possam ser trabalhados.
Para isto o terapeuta poderá lançar mão de vários recursos de acordo com a escola teórica que siga.
O uso conjunto da palavra de atividades expressivas e corporais são algumas das possibilidades que efetivamente possibilitam o acesso a estes conteúdos inconscientes assim como o desbloqueio e catarse de emoções estagnadas que porventura possam estar gerando sofrimento de ordem afetiva ou mesmo físico.