Psicoterapia de Casal



A Terapia de Casal é uma abordagem terapêutica que busca promover soluções satisfatórias para  conflitos os quais os cônjuges, sozinhos, já não conseguem mais dissipar.
         Ela se torna necessária a cada vez que o diálogo cessa de maneira perigosa dentro de uma relação, quando a relação se encontra estagnada num cotidiano repetitivo, ou quando uma comunicação ressentida e agressiva ou o silêncio e o desprezo são a única maneira possível de troca entre os parceiros.
      É importante entender que os conflitos reincidentes no cotidiano do casal influenciam toda a família, gerando insegurança e angústia aos filhos que poderão apresentar sintomas aparentemente sem sentido como dificuldade de aprendizagem, alergias,depressão etc.
    Da mesma maneira a convivência constante em ambiente de conflito também poderá gerar sintomas físicos e mentais variados em cada membro do casal.
    Dificuldade na troca afetiva, na vida sexual, em qualquer contato físico, e mesmo de contato visual, do famoso «olhos nos olhos», são sintomas que devem ser observados atentamente, pois apontam para a necessidade urgente de busca de ajuda terapêutica.    
Porém, para que seu resultado seja mais eficaz e para evitar um acúmulo desnecessário de sofrimento, o ideal é que não se espere chegar a este ponto para se dar inicio a Terapia de Casal.
A Terapia de Casal, assim como a individual, como toda intervenção em saúde, seja física ou mental deve ser vista como um procedimento antes de tudo preventivo.
Para que deixar que se chegue a um ponto onde não existe mais como voltar atrás?
A Terapia de Casal muitas vezes revela uma dificuldade de troca genuína de afeto que existe instalada à muito dentro da relação e busca reinstaurar o diálogo perdido, ajudando a ressuscitar o carinho e a atração sexual soterrados pelo ressentimento ou pela inabilidade emocional.
Namorados e Noivos também podem precisar de Terapia de Casal eventualmente até para refletir se devem dar continuidade ao compromisso assumido evitando posterior sofrimento desnecessário. Aqui a terapia evitará que mal-entendidos se avolumem em direções perigosas dentro da relação e promoverá o desvelamento daquilo que faz com que nos mantenhamos dentro de relações de incompatibilidades às vezes não superáveis.
Da mesma maneira sua ajuda será importante diante da iminência inevitável da separação, quando não se tem coragem de procedê-la, embora se saiba que é a única alternativa.
Ela proporciona suporte emocional diante do momento difícil, minimizando os danos emocionais para o casal e para os filhos neste momento de transição. Facilitando a retomada da vida individual, incluindo a vida afetiva, mais facilmente,  cria espaço para reflexão e avaliação daquilo que precisa ser transformado, evitando-se a reincidência de novas relações conflituosas e fadadas ao fracasso. 
Entenda-se que Casal e Família abrange toda e qualquer relação de parceria de convivência afetiva cotidiana independente da maneira como se organiza e das particularidades das escolha afetivas e sexuais de cada um.

COMO É A TERAPIA

Inicialmente é feita uma análise minuciosa do histórico psico-afetivo dos indivíduos envolvidos e do  próprio relacionamento  através de encontros individuais em alternância com encontros conjuntos.  
A partir desta análise buscar-se-a criar uma estratégia para a cura da relação que poderá tanto se dar unicamente no ajuste do casal quanto incluir atendimentos individuais de um ou ambos os cônjuges.  Passa-se portanto,  à busca de soluções para o retorno da fluência afetiva, o resgate do diálogo saudável e amadurecido através de um processo terapêutico no qual ambos impreterivelmente  se comprometerão  no empenho do reequilíbrio da relação.  
Se o atendimento de casal for  a abordagem mais  indicada para os indivíduos, o tratamento seguirá com sessões de terapia semanais, com duração aproximada  de  1h e 20m. 
Se o mais recomendado for iniciar  um trabalho individual com cada um ou apenas um dos membros, o tratamento terá inicio com encontros individuais de 50 minutos extensíveis a 1 h semanais.
Em muitos casos esta busca de soluções pode incluir paralelamente terapias individuais para ambos os parceiros uma vez que nossas histórias afetivas individuais é que irão nortear as relações posteriores.
O trabalho terapêutico se dará sempre  através da colaboração participativa do casal nas intervenções e técnicas ensinadas pelo terapeuta e nas atividades a serem efetuadas entre as sessões. 

0 comentários:

Postar um comentário

Diga o que pensa