Psicoterapia de base Psicanalítica


      A Psicoterapia de base Psicanalítica é uma proposta terapêutica que foi desenvolvida na intenção de promover o auto conhecimento e ajudar o individuo a resolver possíveis conflitos emocionais com os quais não esteja conseguindo  lidar de maneira positiva e eficiente.
Se apoia sobre os princípios de estudo do inconsciente propostos por Sigmund Freud e é  uma prática terapêutica que se tem como ferramenta principal a fala e todos os processos simbólicos subjacentes aos  seres humanos. 
  Buscando uma investigação de todos os aspectos que levam o sujeito a apresentar certos sintomas característicos de sofrimento psíquico, incluindo os distúrbios psicossomáticos, e suas mesmas respostas emocionais e escolhas afetivas que causam sofrimento reincidente, a Psicoterapia de base Psicanalítica prima por oferecer um tratamento que, ao contrario da psicanálise ortodoxa , se adapta melhor a realidade atual como nas questões econômicas e de praticidade pelas exigências da vida moderna.
   Assim os trabalhos terapêuticos terão um tempo menos extenso em menos sessões semanais sem que no entanto, isto venha a comprometer a qualidade do trabalho e seu resultado final.
     Da mesma maneira que a Psicanálise Ortodoxa , este trabalho Psicoterapêutico se apóia sobre a linguagem do inconsciente e por isso lançará mão de observação de sonhos e de toda interlocução e atuação do sujeito no mundo desde a sua mais  tenra infância como fonte de análise, direcionando o trabalho terapêutico  no sentido de desvendar a origem dos possíveis entraves, angústias  e conflitos emocionais , assim como se empenhará na descoberta de desejos reprimidos , talentos e capacidades  adormecidos e inexplorados .
    Para que este processo se dê com sucesso é necessário a existência de um vinculo de confiança com o terapeuta e a certeza de que o espaço terapêutico será  um local onde o paciente poderá ter liberdade em verbalizar sem criticas ou julgamentos tudo o que lhe vier a cabeça .
      A psicoterapia de base analítica,  também poderá lançar  mão de técnicas afins como terapia corporal , leitura psicossomática e intervenções com técnicas de Arteterapia.
Poderá ser aplicada a intervenções em todas as idades e em situações especificas como a Terapia de Casal .