Você precisa de Terapia?


        Para muitas pessoas a simples menção em ir ao Psicologo , ao Psicoterapeuta ou ao Psicanalista é repelida com grande protesto:"Êpa!Eu Não sou maluco(a) não!
Na verdade o maluco que transita pelo imaginário popular, aquele que está em descontrole, que grita, se debate, alucina, ri e chora ao mesmo tempo dificilmente pode ser encontrado num consultório se submetendo a terapia.
O sujeito elegível a terapia pode ser qualquer um de nós num momento mais difícil de sua vida e muitas vezes transitório. Alguém que está encerrando um capítulo de sua vida, e fica sem rumo. Alguém que precisa encerrar um capítulo de sua vida e não consegue.
 Alguém que passa por uma situação de grande tensão emocional ou passou por algum evento em qualquer época de sua vida, que causou um trauma como grandes perdas emocionais ou materiais e cuja ferida, não totalmente cicatrizada, até hoje o impede de seguir levando sua vida de maneira confortável consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor porque hoje apresenta; Medos e fobias, timidez ou ciúmes acima da média, baixa auto-estima, ansiedade e insônias, depressão, conflitos sem solução internos e externos, crises de descontrole emocional que surgem sem razão aparente, além de culpas sem sentido. Além disto, podem apresentar também transtornos ou mudanças extremos de humor, manias, compulsões em geral assim como por utilização de álcool e drogas e outros comportamentos que possam causar desconforto e sofrimento para o sujeito e para aqueles que convivem com ele.
Assim neste aspecto as brigas constantes na família, no trabalho, com a vizinhança ou conjugais podem estar indicando a necessidade de se buscar terapia. Pessoas que repetem padrões sempre se envolvendo em situações ou relacionamentos que lhes causam prejuízo e/ou qualquer tipo de sofrimento também necessitam recorrer a um tratamento. 
Indivíduos que tem dificuldade em concretizar, em fazer acontecer, em ter autonomia nas coisas corriqueiras da vida; indivíduos sempre estressados que tem dificuldade em buscar momentos de relaxamento e descanso. Pessoas que apresentam sintomas corporais que não encontram comprovação de sua origem ou justificativa em exames físicos, ou seja, que somatizam, também.
Além de todas as possibilidades acima citadas a busca da psicoterapia pode ser interessante unicamente caso você deseje  se conhecer melhor, promover mudanças em alguns aspectos de sua vida ou comportamento. È um veículo também para promover uma reflexão mais profunda sobre suas escolhas, ajudando a pensar e decidir diante de situações extremas ou novas exigências da vida, possibilitando criar caminhos para se adequar melhor socialmente ou profissionalmente, para ter mais segurança, para se aceitar melhor e aprender a se fazer mais reconhecido. 
Na maioria das vezes o sujeito que procura terapia o faz porque percebe que tem uma maior sensibilidade ou dificuldade para lidar com eventos da vida. Pessoas muito rígidas, intolerantes, apegadas e inflexíveis embora não percebam em si esta necessidade também beneficiariam muito a si e aos de seu convívio num processo terapêutico.
 Como resultado geral consegue-se com a evolução positiva no tratamento descoberta e a ampliação do entendimento sobre o que provoca o sofrimento e sua posterior erradicação possibilitando saírem da solidão, perder seus medos e angústias assim como modificarem modos irrefletidos de vida, aprenderem a conviver de maneira mais equilibrada e saudável com outras pessoas e superarem crises, passando a ter coragem para proceder a todas as mudanças necessárias em suas vidas e ficarem mais próximos daquilo que se poderia chamar felicidade. E ai? Será que você não anda precisando de terapia?