quarta-feira, 5 de janeiro de 2011 | By: Cinthya Bretas

Transtornos Dissociativos, de Conversão e Somatoformes


Os Transtornos Dissociativos  de Conversão assim como os Somatoformes são transtornos psíquicos que fazem parte do Espectro Histérico e são psicorreativos, ou seja, aparecem em resposta a algum evento traumático
Caracterizam-se por uma perda parcial ou completa das funções normais de integração da consciência e suas capacidades, seja pelos seus atributos principais como memória, identidade como dos aspectos sensório-motores, ou seja,  das sensações imediatas e do controle dos movimentos corporais. Poderá se manifestar através dos seguintes sintomas:

Fuga Dissociativa- Na fuga dissociativa o indivíduo repentinamente perde todas suas memórias, inclusive de sua própria identidade. Poderá inclusive chegar a mudar-se de localidade, de cidade ou de estado, assumindo outra identidade por vários dias. Durante esse período não se lembra nada de sua vida passada nem tem consciência de que se esqueceu de algo.

Despersonalização e Desrealização- A desrealização é a alteração da sensação a respeito de si próprio, enquanto a despersonalização é a alteração da sensação de realidade do mundo exterior sendo preservada a sensação a respeito de si mesmo. Na despersonalização o indivíduo tem preservado o senso de realidade apesar de ter uma sensação de que o que está vendo não é real.A despersonalização pode surgir com o consumo de drogas, como Cannabis ou Ecstasy; No entanto, pode desenvolver-se em decorrência de uma exposição prolongada a stress, mudanças repentinas no contexto pessoal, laboral ou social, ou á exposição a algum evento traumático.

Distúrbio dissociativo de identidade ou Personalidade múltipla- Transtornos dissociativos onde existem várias personalidades dentro de uma só pessoa e essas personalidades não são necessariamente patológicos; O aspecto essencial da personalidade múltipla é a existência de duas ou mais personalidades distintas dentro de um indivíduo, com apenas uma delas evidenciando-se a cada momento. Cada personalidade é completa, com suas próprias memórias, comportamento e gostos de forma bastante elaborada.
Amnésia Dissociativa - é caracterizada pela perda da memória, em particular para eventos recentes importantes uma vez que a amnésia dissociativa costuma acontecer para eventos traumáticos como acidentes ou perdas inesperadas. O individuo pode ou não perceber seu estado de amnésia. Hipnose induções a estados de relaxamento consciente e certas técnicas psicoterapêuticas podem fazer com que o paciente possa gradativamente entrar em contato com esta memória traumática perdida.

Nos Transtornos Somatoformes ocorre a presença de sintomas físicos que sugerem alguma doença orgânica ou física. O quadro clínico descreve a presença repetida de sintomas físicos associados à busca persistente de assistência médica
que não consegue detectar nenhum correspondente físico aos sintomas relatados ou  quando há alguma alteração orgânica, esta é incompatível com a queixa. Trata-se de um sintomatologia de intencionalidade  inconsciente, ou seja, pode haver uma espécie de “idealização” inconsciente da sintomatologia, a qual passa a se manifestar involuntariamente.

Transtorno Dissociativo Motor - Os transtornos motores são os mais comuns do grupo das dissociações e os indivíduos acometidos costumam apresentar e descrever sintomas que incluem fraqueza ao realizar um determinado movimento, andar instável ou inseguro, movimentos anormais, tremores, contrações involuntárias. Sintomas estes que costumam se intensificar enquanto o paciente é observado. As queixas não são jamais decorrentes de algum trauma físico e costumam ter por parte do paciente uma reação de relativa acomodação à sua situação, reagindo  com tranqüilidade e até com certa indiferença a sua incapacidade física e suas conseqüências.

Transtorno Dissociativo Sensitivo- Equivalente ao transtorno motor com afetação dos aspectos sensoriais como o tato, a audição e a visão. Podem manifestar-se com perda parcial ou completa das capacidades sensoriais como  das sensações táteis de uma área do corpo determinada, sobretudo as extremidades (pés e mãos). Os órgãos dos sentidos principais como audição e visão podem ser afetados provocando surdez, visão turva, cegueira, visão em túnel. Em todos os casos ambos os lados do corpo podem ser acometidos simultaneamente ou não. Da mesma maneira que os distúrbios motores, estes pacientes não apresentam origem física em seus transtornos e  ambas as  alterações costumam ser limitadas a um período de tempo com completa recuperação posterior, mas o mesmo quadro ou outro semelhante pode surgir após a recuperação.
                                                                                 
 Quando sua ocorrência decorre a um acontecimento traumático ocorrido recentemente os transtornos tendem a dissipar-se após algumas semanas ou meses.é o denominado Stress Pós Traumático
No entanto dependendo da origem do transtorno poderá ocorrer uma evolução em direção a transtornos mais crônicos, e mais efetivos como paralisias e anestesias, quando a ocorrência do transtorno está ligada a questões psico-afetivas vistas como insolúveis para o paciente. Anteriormente estes transtornos eram classificados entre diversos tipos de “histeria de conversão”.

Todos os transtornos dissociativos são precipitados por crises emocionais. Os sintomas produzem redução da ansiedade e redução temporária da crise.
 Os mecanismos do transtorno incluem a repressão e isolamento, assim como atenção focada semelhante a um comportamento de  estado hipnótico.


1 comentários:

Anônimo disse...

lendo toda a matéria sobre transtorno dissosiativos não consegui enxergar com clareza algo que esteja associado ao problema que tenho e que nenhum médico que procurei até agora conseguiu resolver, meus problemas sãoa mais ou menos assim: eu tenho alterações fisicas e as vezes motoras que me desligam do meio que estou e eu fico com a visão turva, as vezes me da sufoco no peito e muitas vezes uma cegueira parcial, mas são crises rapidas de menos de minuto, as vezes passo varias vezes ao dia tendo estas crises outras vezes passo dias sem ter mas eu nunca consegui me livrar disto desde 2007 e até hoje nenhum médico conseguiu me dar um tratamento que me ajudasse a sair disto, inclusive durante uma viagem eu "desliguei" por alguns segundos e acabei batendo meu carro sem maiores problemas para mim, mas estou sem dirigir a um bom tempo porque estas crises nunca tem hora para aparecer e eu não sei como faço para sair disto, teria como me dar algum tipo de ajuda a respeito? meu msn é marcelo_c_viana@hotmail.com

Postar um comentário

Diga o que pensa