segunda-feira, 3 de janeiro de 2011 | By: Cinthya Bretas

Neurótico, EU? Sei lá o que é isso..

Todo mundo hoje em dia fala de neurose. Existe até funk neurótico, mas poucos sabem com certeza o que significa o termo.Dai que não vale xingar o outro de neurótico sem saber do que se trata.
 Eu poderia desenrolar aqui uma longa preleção explicando a origem do termo, os estudos que se fizeram a respeito e toda sua genealogia no homem moderno, porém acabaria contribuindo pouco para o real entendimento em cada um de nós do que seria em nossas vidas a neurose.
 Se formos analisar a palavra; neurótico, veremos que sua composição se apóia sobre um erro inicial de interpretação. Afinal o termo grego, neuron significa nervo e o termo  osis é uma extensão que significa doença.Seria então“doença dos nervos” se fossemos traduzir ao pé da letra .
Mas neurose não é uma “doença dos nervos” sua origem não é física. Sua origem é psíquica, ou seja, tem origem em fatores emocionais da vida do sujeito. Pode acometer a cada um de nós indiscriminadamente e costuma ter sua origem em traumas e conflitos que nos afligem sem que nos possamos dar conta.
São inconscientes e  justamente por isso não são controláveis e sua manifestação acomete pensamentos e atos comprometendo-os de maneira imperiosa .
Quem apresenta uma neurose, seja qual for sua origem, terá dificuldade em lidar com estes conflitos internos , principalmente diante do encontro com os agentes externos deflagradores de conflitos ou mesmo somente diante de situações que remetam por associação simbólica aos seus conflitos e traumas, aos quais o sujeito tem dificuldade de elaboração, ou seja, dificuldade em dar conta.
Como isto acontece? Diante de um evento traumático muito forte ou de um conflito de idéias ou afetos, a partir de variáveis que serão diferenciadas para cada um de nós de acordo com parâmetros como cultura, idade, etc., o sujeito se torna impossibilitado de lidar com os problemas apresentados ao seu aparelho psico-afetivo e diante desta impossibilidade, por se tratar de idéias intoleráveis,  passarão, junto com o sofrimento que acarretam, a ser delegadas ao plano do inconsciente de onde só emergirão de maneira cifrada como metáforas, simbolizadas nos sintomas.
Mas porque isto acontece uma vez que são idéias que causam sofrimento e seria melhor que ficassem ali  escondidas ? Isto acontece porque o aparelho psíquico almeja o restabelecimento  de suas capacidades integrais, porque almeja o equilibro e esta idéia intolerável deseja se revelar para que o conflito possa ser resolvido e para que possamos nos livrar da dor.
 Alguns dos transtornos neuróticos mais comuns apresentados em graus mais ou menos intensos de paciente para paciente seriam:


Clique em cada Link acima para saber mais

0 comentários:

Postar um comentário

Diga o que pensa