terça-feira, 4 de janeiro de 2011 | By: Cinthya Bretas

Transtornos fóbicos-ansiosos e outros transtornos de ansiedade



E o que é uma fobia? Fobias são medos persistentes de situações que normalmente não incomodam a maioria das pessoas. Diante destas situações o indivíduo apresenta manifestações de ansiedade que chegam a um nível insuportável. Portanto tentará sempre evitá-las. 
Uma das causas de sofrimento neste transtorno é que o individuo tem plena noção da irracionalidade de sua fobia, porém não consegue obter nenhum controle sobre suas reações que abarcam sintomas físicos de caráter  muitas vezes devastadores. Palpitações, sudorese, vertigem, falta de ar e muitos outros dependendo do grau de fobia apresentado.Isto ocorre porque diante da possibilidade de se deparar com o objeto fóbico o paciente, de antemão, entra em alerta físico e emocional de ansiedade generalizada e todos os atos e decisões de sua vida passam a estar atrelados comprometidos, e subordinados a estes possíveis encontros e suas conseqüências.

Há grande variação de gravidade, Algumas fobias podem ter origem em medos ditos transitórios infantis. Que podem ser de pequenos animais, de situações especificas, lugares , de figuras imaginarias,de estranhos etc..Todos estes medos  quase sempre estão mascarando algum conflito insuportável  vivenciado pela criança de e  com o qual ela está por alguma razão impossibilitada de lidar adequadamente .Este medo se não trabalhado, pode se estender ate a maturidade em uma forma fóbica intensa e comprometedora do cotidiano do paciente, chegando a um nível no qual a esquiva fóbica o impedem de sair de casa, ou até mesmo da própria cama.
As variações de manifestações fóbicas se dão a partir de medos que mesclam medos razoáveis com medos irracionais e medos adaptativos do cotidiano, ou seja, aqueles que apresentamos como forma de defesa diante de situações desconhecidas ou perigosas. 
Assim o critério para se avaliar se a fronteira entre o normal e o patológico esta sendo invadida é observar o quanto é desconfortável e impossibilitante a manifestação destes medos.De qualquer maneira investigar e tratar a origem do medo  sempre será importante e necessária na medida em que resgata ao paciente uma fluência de vida importante e proporciona a ele a chance de expurgar definitivamente aquilo que originou o medo e que com certeza se estende a outros fatores de sua vida além da fobia propriamente dita, que é um mero sintoma .A ponta do iceberg.

0 comentários:

Postar um comentário

Diga o que pensa