terça-feira, 4 de janeiro de 2011 | By: Cinthya Bretas

Transtorno obsessivo-compulsivo - TOC


Como o próprio nome já diz é um transtorno no qual a combinação de obsessões e compulsões se tornam inevitáveis  na vida do indivíduo.
            As obsessões são pensamentos repetitivos que insistem e se caracterizam pelo nível de desconforto que provocam no individuo. Costumam ser desagradáveis, repulsivos e podem ser contrários à natureza, crenças ou normas culturais, ter caráter ameaçador ou defensivos.
Assim, um indivíduo religioso poderá ser invadido por pensamentos pecaminosos. Ou poderá ocorrer uma preocupação detalhista e recorrente com limpeza, ordem, alimentação, pobreza e/ou outros.
As compulsões são atos repetitivos ou rituais
 Os transtornos obsessivo-compulsivos, combinação destes dois aspectos, acarretam uma ritualística que deve ser seguida pelo individuo para que haja algum alivio. 
Algo a ser cumprido de maneira compulsiva para debelar, resolver ou evitar algum evento sobre o qual se construiu uma fantasia  relacionada àquele pensamento recorrente. Porém obviamente a repetição do ritual não satisfaz e não resulta adequadamente como esperado e novamente este será repetido de maneira compulsiva. 
Alguns rituais são efetuados sem que o paciente se dê conta de que o faz e mesmo de que existe esta espécie de enredo justificativo que o faz repetir para sentir algum alivio ou prevenir o sofrimento e a tensão de seus pensamentos obsessivos.
Comumente o paciente que percebe a irracionalidade de sua compulsão, envergonhado, procura disfarçar sua manifestações, evitando conversar sobre esse assunto e relutando em procurar auxilio médico psiquiátrico
Aliás, a repetição é a marca da neurose. Sempre se busca repetir de alguma maneira aquilo que causa sofrimento mesmo que seja de maneira simbólica como o é através dos sintomas.
Compulsões freqüentes são: lavar as mãos ou tomar banho ou ir ao banheiro fazer suas necessidades repetitivamente (ligados ao pensamento recorrente de contaminação), verificar se a porta está trancada, as luzes estão apagadas ou o gás fechado. Questionar uma informação repetidamente para ver se está correta, fazer contas, repetir caminhos, executar minuciosamente uma série pré-programada de atos para evitar que aconteça algum mal a alguém, ou repetir palavras sussurrando ou silenciosamente, comer coisas especificas de maneiras especificas, usar sempre mesmas roupas, colecionar  objetos de maneira compulsiva ,guardar lixo em casa como caixas,garrafas , jornais etc. e outros comportamentos semelhantes .
Este comportamento acaba por tomar grande parte do tempo do individuo e dificulta ou impossibilita muito sua vida social. 

 O transtorno obsessivo compulsivo costuma se iniciar no fim da adolescência, na passagem para a idade adulta, porém pode se manifestar em crianças também. È comum seus sintomas se ampliarem e estarem associados a outros transtornos como fobia social, depressão, transtorno de pânico e alcoolismo.  Seu tratamento envolve a combinação de medicamentos e psicoterapia. 

0 comentários:

Postar um comentário

Diga o que pensa