domingo, 26 de junho de 2011 | By: Cinthya Bretas

PARANÓIA !!! e seus delírios

Segundo a obra “Dicionário de Psicanálise (Roudinesco e Plon)  o termo foi introduzido na nosografia psiquiátrica alemã em 1842 por Johann Christian Heinroth  e a paranóia tornou-se, ao lado da esquizofrenia e da psicose maníaco-depressiva, um dos três componentes modernos da psicose em geral.
 Caracteriza-se por “um delírio sistematizado, caracterizado pela predominância da interpretação e pela inexistência de deterioração intelectual”.  

No “Vocabulário da Psicanálise” de Laplanche e Pontalis encontraremos a definição desse quadro descrito pela psicopatologia psicanalítica como uma: “Psicose crônica, caracterizada por um delírio mais ou menos bem sistematizado, pelo predomínio da interpretação e pela ausência de enfraquecimento intelectual, e que geralmente não evolui para a deterioração.”
Freud desde o início de seus estudos sustentou a separação existente o quadro paranóico de tantos outros quadros delirantes e inclui na paranóia, não só o delírio de perseguição, como erotomania e delírio de ciúme e o delírio das grandezas.

A análise feita por Sigmund Freud a partir do livro de memórias publicado pelo juiz Daniel Paul Schreber se tornou uma referência histórica no campo da psicopatologia. Freud evidenciará as questões envolvidas no delírio de perseguição em sua análise sobre o caso e reconhece em seu delírio uma tentativa de  superar conflitos em relação ao seu complexo paterno. A paranóia assim, segundo a conclusão de Freud, seria um mecanismo de defesa que se dá pela negação e projeção da atração que o objeto de paranóia provoca e pela repulsa diante da atração provocada.
Assim nas manifestações de ciúmes paranóicos e outras decorrentes de distúrbios paranóides existirá a formula: “Eu não amo, odeio-o”, que depois desdobrada se transformaria em “Ele me odeia” e depois ainda “Eu o odeio porque ele me persegue“.

Diz Freud: “A paranóia crônica, em sua forma clássica, é um modo patológico de defesa, como a histeria, a neurose obsessiva e os estados de confusão alucinatória. As pessoas tornam-se paranóicas por não conseguirem tolerar algumas coisas – desde que, naturalmente, seu psiquismo esteja predisposto a tanto”.

 Freud ainda irá acrescentar a esse quadro o mecanismo da projeção: “representação inconciliável com o eu, projetando seu conteúdo no mundo externo”, o que levaria a supor que os paranóicos “amam seu delírio como amam a si mesmos, esse é o segredo“.
Temos ainda que observar que para Freud a paranóia poderia tanto se manifestar ligada a um quadro de esquizofrenia como ainda poderia se constituir em um quadro separado, evidenciando ainda mais a característica de preservação da capacidade intelectual ligada a outros setores da vida do paciente que não estivessem ligados ao seu delírio.

Descrição dos sintomas

Como principais manifestações do quadro de paranóia, poderemos falar em: Delírio Persecutório, Erotomaníaco e de Ciúme. E apresenta como um fator ainda pouco estudado nesse quadro o que ele nomeará como “impulso querelante” onde se apresentará uma crença sistematizada de que é lesado por toda gente assim como impulsos permanentes de ataque a autoridades.
Segundo Fenichel encontraremos aí “um ego que regrediu à ‘inocência’ do estado narcísico primitivo tentando lutar contra os restos de um sentimento de culpa que havia iniciado, como defesa, a regressão. Os conflitos que giram em redor do sentimento de culpa podem representar, em última análise, antigos conflitos com o pai; e combatem-se as autoridades do mesmo modo que se havia(ou não havia) combatido o pai na infância“.
Na base das idéias delirantes a psicanálise de Freud apontará então sempre alguma ordem de tensão existente em torno dos conteúdos homo afetivos de investimento e uma forte ambivalência que alimenta a economia do aparelho psíquico.
Todo mecanismos delirante da paranóia apresentará sempre uma flagrante ambivalência.O superego projetado é re-introjetado e expelido novamente em uma nova projeção agora investida com os conteúdos do ego. Podemos entender isso de forma clara nos delírios onde o paciente vive permanentemente a certeza de ser observado e criticado ou ainda de que todos riem dele.
Resumindo: Os delírios, tal qual as alucinações, são condensações de elementos perceptivos, idéias, recordações, distorcidos sistematicamente, de acordo com tendências definidas, as quais representam desejos instintivos rejeitados, bem como ameaças que vêm do superego. Os delírios também se podem interpretar como os sonhos; revelam, à análise, o ‘cerne histórico’ que se distorceu em delírio“.(Fenichel, 2000)

Para alguns e mesmo em Freud, a origem da defesa paranóica seria ligada a investimentos e bloqueios associados à fase oral.
Fairbain, por exemplo, considera que esta questão se atualiza em todas as modalidades de psiconeuroses, até mesmo nos aspectos e mecanismos da paranóia. Segundo ele: “..os estados paranóides, obsessivos e histéricos – aos que se pode juntar o fóbico – não representam, em essência, os produtos de fixações à fases libidinais específicas, e sim simplesmente uma variedade de técnicas utilizadas para defender o ego dos efeitos provocados por conflitos de origem oral”.(Fairbairn,1952)
Chamamos atenção para a pontuação de Clérambault (1921) pesquisador contemporâneo à Freud, no estudo das paranóias que ele denominou psicoses passionais. O autor classifica e delimita seus tipos como os delírios de reivindicação, na qual o paranóico delira com seu caráter,e os delírios de ciúme e os delírios erotomaníacos estes últimos nos quais o passional delira com sua emoção.Assim o autor estará caracterizando duas qualidades de delírios: delírios passionais e delírios interpretativos. Os primeiros reivindicariam algo e o segundo não.
E o que reivindica o delírio passional ? O amor , é claro.

0 comentários:

Postar um comentário

Diga o que pensa