quinta-feira, 6 de janeiro de 2011 | By: Cinthya Bretas

Distimia e alguns tipos de Depressão



Distimia 




Distimia é uma palavra que vem do grego dys-  "defeituoso, anormal ou irregular"; e thymia referente ao Timo, um órgão linfático que está localizado na porção ântero-superior da cavidade torácica, e que se acreditava estar associada ao controle do humor. Seria algo como humor defeituoso ou mau-humor

E era assim que eram vistos antigamente os sujeitos distímicos, estes sujeitos mal-humorado, de temperamento melindroso, complicado, sempre criticando e vendo o lado negativo das coisas. Irritadiços, pavio curto, sempre procurando um jeito de fazer as coisas ficarem piores.
São pessoas ininterruptamente tristes, ou mau-humoradas com baixa energia, melancólicas, baixa auto-estima e pessimistas. Acentuam tanto os aspectos negativos da vida que os positivos passam despercebidos e sem importância. Apresentam dificuldade de concentrar-se ou tomar decisões e tem problemas com o sono e com a alimentação, por excesso ou por falta.
Com os estudos, através dos tempos chegou-se a conclusão que se trata de um subtipo da depressão. Já foi chamada de "neurose depressiva", "depressão neurótica", "neurastenia", "melancolia", "Transtorno Depressivo de Personalidade".

A distimia é um transtorno afetivo de personalidade, no entanto é diferente da depressão. Primeiro trata-se de um subtipo depressivo crônico que costuma aparecer já na adolescência ou mesmo na infância. Mas tem um quadro de evolução lenta, sintomas difíceis de serem percebidos e diagnosticados Além disto seus sintomas são menos evidentes do que os da depressão severa.

 È reconhecida sua evidência quando apresenta duração de no mínimo dois anos, de muito mau-humor e da sensação de desmotivação total  “empurrando a vida com a barriga”, Antigamente, eram os populares “rabujentos” mais recentemente eram os baixo-astral, os cri-cri dos quais todo mundo foge e que acabam ficando, isolados e que sem um tratamento somente terão agravamento de seus sintomas. Pode haver comorbidades ou associações com outros transtornos mentais, como em todo transtorno mental,  principalmente nas mulheres. Os principais são transtorno do pânico, ansiedade generalizada, fobias, TPM, etc...

 O termo “depressão dupla” é utilizado quando ocorre a sobreposição de um episódio depressivo maior ao quadro clínico de distimia.


Causas da distimia


As causas para seu aparecimento são variáveis mas se apóiam principalmente nas relações intra-familiares .
Desde os problemas familiares na infância como separação traumática dos pais ou situações cotidianas que produziam estresse continuo até convivência com pais ou cuidadores agressivos ou também distímicos ou depressivos.


Na terceira díade a distimia ocorre principalmente, quando apresentam prejuízos da autonomia funcional, por exemplo, surdez, limitações físicas, etc.

Distímicos resistem a tratamentos e alguns só comparecem forçados na intenção de provar aos familiares que a personalidade deles é assim mesmo.

O acompanhamento psicoterapêutico é muito importante, nestes casos, já que diante de sua grande solidão e isolamento é enorme  aprender  a lidar com este transtorno.



 Depressão

A depressão é um transtorno afetivo composto por caracterizada por uma alteração psíquica e orgânica global, com conseqüentes alterações na maneira de valorizar a realidade e a vida. Ao contrario do que se imagina nem sempre o que aparece na superfície será a tristeza. De acordo com o tipo de manifestação e a gravidade da sintomatologia.

Ela pode ser reativa, ou seja, decorrente de fatores exógenos, de situações  transitórias  Surge em resposta a um estresse identificável como perdas (reações de luto), doença física importante (tumores cerebrais, AVC, hipo ou hiper ou hipo tireoidismo, doença de Cushing, LES, etc.), ou decorrente do uso ou abstinência de drogas "licitas" ou "ilícitas"desde , psicofármacos, a anticoncepcionais a barbitúricosálcoolcocaína, cigarros, etc...

Outras depressões que são causadas por fatores exógenos  

Demência depressiva que se dá na velhice, manifesta-se por esquecimentos, descuidos e apatia. É semelhante à demência senil, a diferença é que com tratamento recuperam as capacidades intelectuais perdidas. 

 Depressão pós-parto em geral aparece por uma série de desajustes hormonais atrelados a própria situação de passagem a uma nova fase da vida.luto pela infância definitivamente perdida. 

Depressão secundária que resulta por efeito de outras doenças e tratamentos.

.Ou pode ser Endógena ou seja ocorre a despeito de acontecimentos imediatos e reconhecíveis de maneira imediata  .

 Depressão maior - É uma de ordem primária, endógena, e que não tem relação causal com situações estressantes, patologias orgânicas ou psiquiátricas, caracterizando-se por episódios puramente depressivos em períodos variáveis da vida do paciente e defendia por algumas escolas como geneticamente predisposta.  É aquela mais comumente reconhecida pela sua tristeza intensa da qual não se é capaz de sair, falta de motivação, insônia, acordar precoce, falta de concentração, falta de apetite com diminuição de peso, transtornos alimentares abandono pessoal, pensamentos negativos, ausência de sentido na vida.  Em casos graves desejo de morrer. Necessita intervenção urgente porque pode evoluir rapidamente. 

Depressão psicótica caracteriza-se pela pessoa desenvolver pensamentos negativos que leva ao extremo com afastamento da realidade, normalmente de culpabilidade, saúde e/ou ruína. Alucinações auditivas e delírios.  

 Depressão atípica é aquela que na qual em que o sujeito consegue alegrar-se perante acontecimentos felizes, ainda que, em seguida volta a decai numa tristeza menos intensa. Aumento de apetite, sobretudo por comidas pouco elaboradas, tipo “fast food” chegando a aumentar de peso 20 kg e mais num período curto. Insônia por falta de conciliação. Não há acordar precoce, mas sono fragmentado. O humor se apresenta melhor pela manhã e ao longo do dia vai piorando. Ansiedade. E Irritabilidade semelhante a da distimia.

Depressão bipolar ou psicose maníaco-depressiva- É também uma desordem primária, endógena e que se caracteriza pela alternância de episódios depressivos com fases de mania ou de humor normal, com estados de significativa mudança de humor do paciente (oscilações cíclicas do humor entre "altos" (mania) e "baixos" (depressão)). Quando deprimida, a pessoa pode ter alguns ou todos os sintomas de depressão. Quando em mania, torna-se falante, eufórica e/ou irritável, cheia de energia, grandiosa. Nos estados maníacos o raciocínio, a crítica (capacidade de julgamento) e o comportamento social, ficam prejudicados podendo ocasionar graves conseqüências e constrangimentos, pois a pessoa em fase mania se envolve facilmente em negócios mirabolantes e incertos ou em aventuras românticas e toma atitudes precipitadas e inadequadas. Se não tratada, a mania pode piorar, evoluindo para quadro psicótico (com delírios e/ou alucinações)..

 O sujeito que sofre de depressão não tem capacidade de sair da crise por esforço próprio necessita de acompanhamento em psicoterapia individual ou coletiva e terá grande dificuldade na adesão ao processo


0 comentários:

Postar um comentário

Diga o que pensa