O que é Arteterapia?

Terapia através da arte ou Arteterapia é o nome que se dá a qualquer intervenção terapêutica que se utilize de instrumentos expressivos, incluindo o próprio corpo e a voz do paciente.
Esta intervenção terapêutica tem como finalidade gerar, através dos movimentos simbólicos que brotam nos materiais plásticos ou gestuais durante as sessões, a emersão de conteúdos inconscientes traumáticos que acessados geram um profundo processo transformador e a reorganização psíquica do paciente.
Como se trata de uma intervenção terapêutica de configuração lúdica e que exige e proporciona o investimento da totalidade sensorial, corporal e psíquica encontrará menor resistência na adesão ao processo como um todo assim como um acesso        mais fluente aos conteúdos inconscientes tendendo a um processo terapêutico mais suportável diante do enfrentamento de nossos entraves traumáticos. 
A terapia através da arte parte do principio e entendimento de que existe um saber além da racionalidade que pode ser acessado através da sensorialidade e da corporalidade e as atividades expressivas serão o melhor caminho para este acesso. Pode-se lançar mão de várias técnicas expressivas como pintura, desenho, modelagem, escultura, dança, etc. que, a cada sessão e no desenrolar da estratégia terapêutica serão escolhidas de acordo com a demanda especifica de cada paciente em sua trajetória psico-afetiva.
É um poderoso instrumento de cura e promoção de insigths e não deve jamais ser confundido com um mero exercício artístico ou aula de arte. Embora o exercício criativo em todas as suas instâncias também propicie aceleração de insigths e renovação psíquica, o trabalho terapêutico através de terapias expressivas por ser direcionado, através da presença do arteterapeuta e suas consignas, poderá alcançar e renovar em profundezas psíquicas antes jamais visitadas.
O fato de lançar mão de competências criativas antes inexploradas e estimular recursos corporais durante as sessões terapêuticas também contribuirá enormemente para que este agenciamento de transformação possa se dar na direção do equilíbrio psíquico, da equalização das capacidades e da libertação de entraves afetivos e traumáticos obstacularizadores ao livre processo de um viver criativo lúcido e muito mais lúdico.
 Pode ser aplicado a indivíduos de todas as idades e a casais e famílias ajudando na harmonização das relações. Não exige nenhuma experiência anterior com processos criativos e não possui contra-indicações.