segunda-feira, 27 de dezembro de 2010 | By: Cinthya Bretas

Nada por mim


"Não faça nada por mim ,não vá pensando que eu sou seu ." Com esta frase se resume um pedido: Não acredite que pode me adivinhar, me moldar e me transformar em um marionete .
No entanto para muitos de nós estes muitos fazeres para satisfação do outro, estes outros seres que inventamos em nós  para nutrir o ego alheio,  passam reconhecidos como prova de amor.
Despacito vamos nos tornando um ser que não reconhecemos mais diante do espelho e isto porque este ser amado nos quer transformar. Pois é, algumas pessoas confundem amor e controle. Inclusive nós mesmos.
Menos felizes e mais acomodados na representação de um personagem ,nos convencemos que em troca deste embotamento de nós mesmos estamos tendo a chance de receber esta felicidade  do comprometimento amoroso.
 Mas quem é que esta pessoa ama mesmo?  Porque não é você. Você é outra coisa que ficou lá pra trás.  Você agora é você , adaptada para agradar o seu amor.
Mas valei-me meus São Doces Bárbaros!  O seu Amor, ame-o e deixe-o, ser o que ele é, ser o que ele é!  Tão simples . Mas convenhamos,  você também aí sofrendo a opressão do amor , já não viveu a cata de alguém que caiba nos seus sonhos? E se não for seu número, vamos transformá-lo... vamos fazer caber.
Corte-lhe o cabelo, corte-lhe a cabeça e logo se transformará no que você quiser. Mude o gosto musical, que deixe de ser tão brega, menos reservado, mais isso, menos aquilo... E assim gradativamente você transformou seu amor em...Você mesmo!
E que graça tem o seu amor narcísico que quer ver o ser amado aniquilado escolhendo ser quem não é em nome da perpetuação do relacionamento?
E não foi assim que nos ensinaram o Amor? Mamãe falou, papai confirmou,  você só merece amor se fizer isso ou aquilo. As vezes a coisa segue acirrada até a maioridade.  E quem escolhe sua profissão e seu par serão os pais. E ai de você se teimar porque vão enfernizar a sua vida e tentar, se for possível , sabotar a escolha que você insiste em fazer. E quando você menos espera lá está você sendo igual , tentando fazer o seu amor ser igual, e depois os filhos deste encontro de vontades ,lógico.
Enfim,  na modernidade Amor é isso.
Você deve estar em maior ou menor grau vivendo a sua relação ideal nos mesmos termos.  Opressão,  imposição, desrespeito.
Cada ser humano terá sua cota de tirania. E sofrerá ou imporá sofrimento. Quem vence está batalha? A solidão. Porque conviverem os com a caricatura de nós mesmos que impusemos ao outro. E chegará o momento em que seremos enfadonhos para nós mesmos. 
Não queremos a surpresa.  Queremos o igual. Lógico que você talvez argumente que deseja tornar o seu amor melhor. Ressalvas feitas aos encontros onde o outro realmente apresente comportamentos destrutivos - e aí eu pergunto, porque mesmo você precisa conviver com esta pessoa que mais te causa medo ou pena que outra coisa? Você não sabe . Mas se acha que irá modificar, transformar  esta pessoa , curá-la de sua violência , seus vícios,  seu egoísmo,  sua incapacidade de amar e respeitar você ou os outros como deveria, esqueça porque não irá.  Numa relação só um muda. E é aquele que não suporta mais viver sendo ou vivendo o que não quer. 
Portanto seja a mudança que quer ver no mundo. E agradeça pela oportunidade de mudar .


0 comentários:

Postar um comentário

Diga o que pensa