Psicologia Psicossomática


O nome, Psicossomática, psico = mente e soma = corpo, já denota a proposta de uma abordagem pela via do psíquico no corpo do paciente.
Embora se tenha começado seu estudo a partir da Medicina terá em Sigmund Freud, o dito pai da psicanálise, seu mais ilustre investigador, suas primeiras descobertas.Será ele que perceberá a correlação entre sofrimentos psíquicos e sintomas físicos. Aliás, foi exatamente a partir de seus estudos sobre estas manifestações que foi levado a desenvolver seu método de leitura e investigação psíquica que denominou Psicanálise e que até hoje é base para todas as abordagens posteriores do psiquismo humano.
Assim podemos definir a Psicologia Psicossomática como o estudo e tratamento de pessoas com determinadas manifestações corporais nas quais se percebe ou suspeita uma correlação entre eventos traumáticos da vida do sujeito e profundamente encobertos, sua vida afetiva emocional como um todo e as manifestações somáticas ou corporais em todos os seus sintomas.
O que este tipo de olhar sobre o paciente pretende é tentar decodificar quando, por que e para que estes estranhos sintomas surgem na vida da pessoa, em quais momentos cruciais de sua vida e o que esta linguagem simbólica deseja comunicar.
A Psicologia Psicossomática pretende investigar junto com o paciente de onde se origina a situação que o incomoda e faz sofrer, sem que ele se dê conta, e que produz o sintoma, para que a partir disto cura possa se estabelecer. Os sintomas notóriamente desaparecem logo que esta origem seja detectada e elaborada pelo paciente.
Muitas vezes uma pessoa sofre com um sintoma ou uns grupos de sintomas sobre os quais os médicos não conseguem estabelecer um diagnóstico acertado. Às vezes são vários sintomas que aparecem, muitas vezes ao mesmo tempo, e tendem a se agravar diante de certas situações de estresse emocional forte, principalmente se este se prolonga sem solução por um período maior de tempo. Estes sintomas como, alergias, asma brônquica, labirintite, gastrite, úlceras, palpitações, pressão alta, urticárias e outras, podem ser decorrentes do desequilíbrio fisiológico resultante desta exposição ao estresse e se perdurarem podem causar lesões sérias ao organismo como um todo além de eles mesmos gerarem mais estresse e desequilíbrio a vida do paciente.